Fios De Sustentação Facial: Como Funciona O Procedimento?

Você sabe o que é e como é feito o procedimento de Fios de Sustentação?

A perda da firmeza da pele com o passar dos anos traz uma consequência bastante indesejada: a flacidez facial, que nos deixa com um ar mais cansado e que, muitas vezes, não corresponde à forma como nos sentimos.

Uma das soluções mais interessantes são os fios de sustentação para o rosto, que promovem um efeito de levantamento dos tecidos (lifting) e estimulam a produção de colágeno.

Tipos de fios de sustentação

Hoje em dia, os principais fios de sustentação utilizados são aqueles compostos de polidioxanona (PDO) e ácido Poli L Lático (PLLA). Esses fios fazem lifting facial, corporal e estímulo de colágeno, sendo aprovados pela Anvisa para esses fins.


Fios PDO: feitos de polidioxanona (material sintético e absorvível pelo organismo), são indicados principalmente para quem precisa de uma maior bioestimulação de colágeno, promovendo um efeito de lifting na pele e na região aplicada.


Fios silhouette: compostos por ácido polilático (PLLA), promovem o efeito lifting instantâneo após a aplicação, respeitando os contornos e traços do rosto. Isso porque, além de proporcionar o estímulo de colágeno na pele, os fios silhouette possuem micro cones que aderem na camada subcutânea da pele.

O que são os fios de sustentação PDO?

Os fios de sustentação PDO são linhas de fibra de colágeno criadas por um médico coreano chamado Dr. Kwon Han Jin e, são utilizados na parte subcutânea da pele para sustentar e suturar a pele, de modo que fique uma cicatriz menos visível no rosto.

O fio de polidioxanona pode ser utilizado de duas formas: o fio farpado e o fio liso. Estes fios podem ser aplicados para o tratamento e prevenção da “queda” da pele do rosto, onde à disfuncionalidades na pele do rosto que proporcionam diversos problemas.

Saiba que os fios de sustentação PDO são excelentes para a harmonização orofacial. E quando combinados a estética com a função, proporcionam um resultado satisfatório ao paciente.

Como o procedimento é realizado?

São feitas pequenas demarcações em pontos estratégicos do rosto e pescoço do paciente, os fios são inseridos separadamente em cada região com o auxílio de uma agulha, depois o profissional faz o reposicionamento dos tecidos faciais do paciente.

Os fios de sustentação PDO não causam danos ao nosso organismo e são absorvidos ao longo do tempo, eles ainda estimulam a produção de colágeno nas regiões onde são inseridos, mantendo o paciente com uma aparência jovem por mais tempo.

Ao contrário de cirurgias, o procedimento com os fios de sustentação PDO é pouco invasivo, realizado com o paciente acordado e anestesia local, sem necessidade de internação. É possível notar os resultados imediatamente após o procedimento, a recuperação é muito tranquila, após 2 ou 3 dias o paciente já pode retornar as suas atividades, tomando alguns cuidados.

Para quem os fios de sustentação são indicados?

O procedimento é indicado para pessoas a partir dos 30 anos que apresentam algum grau de flacidez e desejam melhorar sua aparência de forma natural e sem recorrer a uma cirurgia plástica.

Quem pode aplicar os fios de sustentação PDO?

Segundo a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), os profissionais com permissão para a aplicação dos fios de sustentação são:

  • Médicos;
  • Cirurgiões dentistas;
  • Biomédicos habilitados no exercício da biomedicina estética;
  • Farmacêuticos estetas.

Para saber se você pode realizar o procedimento da aplicação de fios de sustentação, consulte seu conselho. 

Sobre o curso

Visando sempre a excelência, o Cursos Cláudia Arruda oferece um treinamento intensivo, profissional e 70% Hand’s On de aplicação de fios de sustentação PDO. O curso é cuidadosamente preparado para transmitir os melhores conhecimentos teóricos e o que há de mais moderno no procedimento prático.
 Ao final do curso o aluno sai pronto para aplicar a técnica em qualquer lugar do Brasil, visto que a empresa Cursos Cláudia Arruda tem certificado oficial e permite que o aluno vivencie o dia a dia de uma clínica de estética.