Mercado De Estética: Um Panorama No Brasil E No Mundo

Entenda o mercado da estética no Brasil e no mundo.

A saúde – física e mental – nunca esteve tão em pauta quanto nos dias de hoje. Estamos preocupados não somente em não adoecer, como também em viver com o máximo de bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, o mercado de estética, que engloba diversos tipos de serviços, vem numa crescente no Brasil e no mundo.

Este segmento engloba tanto as clínicas de estética quanto outras empresas envolvidas nos produtos e serviços relacionados ao trio estética, beleza e autocuidado, como: salões de beleza, SPAs e marcas de cosméticos.

Então, se você tem ou está pensando em empreender um negócio na área, o cenário é favorável! Entenda neste post!

O mercado de estética no Brasil e no mundo

Observamos que, de forma geral, o Brasil é muito bem posicionado no mercado de estética, tendo um mercado menor somente em relação aos Estados Unidos e China. Entenda mais sobre esse comparativo, com alguns dados sobre o mercado global de estética e cosméticos:

  • De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Nesses 5 anos, o número de profissionais da área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil;
  • O Brasil, atualmente, é o 4º no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC); 
  • Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019;
  • Cerca de 66% dos consumidores acha que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade. E para quase a metade dos entrevistados (49,4%), gastar dinheiro para melhorar a aparência física é um investimento que vale a pena, porque dá a sensação de felicidade e satisfação;
  • Em 2019, foram registrados cerca de 500 mil salões de beleza em todo o Brasil;
  • Cinco empresas concentram 47,8% do mercado de produtos de beleza e cuidado brasileiro: Natura & Co, grupo Boticário, grupo Unilever, grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co;
  • 12% dos clubes de assinaturas do país são do segmento de cuidados pessoais;
  • Os Estados Unidos detêm 16,5% do mercado de estética global e a China, 10,3%.
  • (Você encontra as fontes dessas informações no final do texto).

Com esse cenário, o Brasil encontra-se muito bem posicionado no mercado global, tanto em questão de oferta de produtos e serviços quanto em potência de mercado consumidor ávido por novidades cosméticas e procedimentos estéticos. Nesse sentido, onde investir? Veja a seguir!

Quais segmentos do mercado de estética estão em alta

Em meio a tantas novidades, quais setores estão em alta no mercado de estética? O consumidor tem buscado opções que não estão atreladas a um único ideal de beleza, e sim, marcas e serviços que valorizam a diversidade, o bem-estar e a autoestima. Conheça as principais áreas de atuação do setor.

Procedimentos não invasivos

A procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos é uma das maiores tendências para esse mercado. São os procedimentos que podem ser realizados apenas externamente, sem necessitar sequer de anestesia.

Um exemplo são os tratamentos a laser, microagulhamento, e outras intervenções não invasivas para o corpo.

Transplante Capilar

A procura por esta cirurgia aumento muito nos últimos anos. É comum ver artistas e famosos que já fizeram o transplante capilar e influenciaram muitas outras pessoas a realizarem o procedimento.

Especializações profissionais

Adquirir conhecimento no mercado de estética já não é mais algo informal. Existem cursos de especialização no segmento que ajudam os profissionais a se posicionarem melhor no mercado e oferecerem serviços cada vez melhores. 

No Cursos Cláudia Arruda, oferecemos os melhores cursos dá área de estética e saúde que são oferecidos no formato presencial ou online. Os cursos presenciais são 100% Hand’s On para que o aluno possa vivenciar a rotina em uma clínica de estética.