Conheça os principais benefícios e indicações do Microagulhamento
Os benefícios do microagulhamento são muitos, e essa tecnologia tem atraído a atenção de pessoas que desejam melhorar sua pele por meio de procedimentos estéticos. Este tratamento utiliza agulhas muito finas para estimular o colágeno da pele e reduzir os sinais de envelhecimento.
O procedimento é indicado para homens e mulheres que desejam melhorar rugas, flacidez, estrias e cicatrizes de acne. Queda de cabelo, queimaduras e cicatrizes hipertróficas são outras indicações para esta técnica. Confira os benefícios das microagulhas abaixo.
Como funciona e quais são os benefícios do Microagulhamento?
O microagulhamento também é chamado de indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA). O processo é baseado em múltiplas agulhas que perfuram a camada da pele, causando pequenas feridas e vermelhidão, o que estimula naturalmente a regeneração da pele.
Diferentes técnicas podem ser utilizadas para o tratamento, como um rolo que sustenta a agulha ou um dispositivo automático que ajusta a profundidade da agulha em relação à radiofrequência.
A forma mais comum de realizar esse procedimento é minimamente invasiva e com uso de creme anestésico. O microagulhamento inclue o uso de agulhas feitas de aço cirúrgico ou titânio, que podem ser colocadas em um rolo ou caneta. Usando-os, você pode realizar movimentos para frente e para trás em toda a área a ser tratada. Em média, de 10 a 15 passadas são feitas no mesmo local, e e com quatro cruzamentos cada.
Esta técnica pode ser aplicada a todos os tipos de pele e todas as áreas. A pressão usada e o tipo de agulha variam dependendo do conteúdo a ser tratado. Entretanto, em regiões mais sensíveis, é importante que sejam utilizadas agulhas mais finas.
Principais indicações do Microagulhamento
Os benefícios do microagulhamento para tratamentos estéticos são inúmeros. Além disso, é bastante indicado para amenizar ou solucionar problemas na pele como cicatrizes, flacidez e até calvície.
Cicatrizes de acne ou estria: com a técnica, a pele é perfurada criando múltiplos microcanais que estimulam a derme renovando o colágeno e a angiogênese.
Rejuvenescimento facial: melhora a aparência envelhecida por meio de redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora a textura da pele e aumenta a luminosidade.
Flacidez: o microagulhamento estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina, restaurando a pele, que fica mais firme e saudável com essas substâncias em excesso.
Calvície: com a criação dos orifícios, acontece o sangramento e com ele, a sinalização de plaquetas que ajudam a conter o sangramento. Com isso, inicia-se uma produção de fatores de crescimento estimulando as células a formarem o colágeno e os queratinócitos a produzirem a queratina que forma o cabelo.
Melasma: as perfurações causadas pelas microagulhas são capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele. Outras técnicas associadas ao microagulhamento podem auxiliar no clareamento das manchas, acelerando a remoção do melasma.
Principais benefícios
O microagulhamento é umas das melhores técnicas quando se trata de benefícios para a pele. Afinal, como já falamos anteriormente, o procedimento tem como principal objetivo a indução de colágeno através de uma estimulação feita com microagulhas.
O tratamento melhora a aparência do rosto em vários aspectos, já que ameniza manchas, reduz rugas, linhas de expressão, entre os muitos outros benefícios do microagulhamento como os citados abaixo:
- Redução de estrias;
- Redução de manchas;
- Procedimento causa pouca dor;
- Redução de rugas de expressão
- Bons resultados em pouco tempo;
- Estímulo da produção de colágeno;
- Melhora da absorção de produtos na pele;
- Drug delivery para potencializar os resultados;
- Restaura cicatrizes, proporcionando melhor aparência;
- Angiogênese: “o processo de formação de vasos sanguíneos a partir de vasos preexistentes, que ocorre em condições fisiológicas e patológicas”, pois o microagulhamento é capaz de encontrar novos vasos.