Entenda quais são as diferenças entre toxina botulínica e preenchimento facial
Qual a diferença?
A dúvida sobre escolher entre um procedimento com toxina botulínica ou preenchimento facial é uma das mais comuns em pacientes que desejam dar mais volume aos lábios ou disfarçar linhas de expressões. Algumas pessoas também acreditam que se trata da mesma técnica, porém há diferenças importantes.
Por esse motivo, é preciso entender sobre os tratamentos estéticos, os objetivos de cada um, os produtos, as técnicas utilizadas e as contraindicações. Muitos efeitos e resultados insatisfatórios podem ser evitados com informação.
O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ao ser injetada, ela bloqueia os sinais nervosos dos músculos, causando uma paralisia na região. Deve ser administrada em pequenas e controladas doses para evitar complicações.
Quando a musculatura é bloqueada, ela reduz as linhas de expressão na região aplicada. O seu efeito não é imediato e começa a aparecer por volta de sete a 14 dias após a aplicação. O tratamento com a toxina botulínica dura de três a seis meses, dependendo da região do procedimento e do organismo do paciente. O efeito começa a desaparecer gradativamente.
Com aplicações regulares e em intervalos controlados, os músculos começam a enfraquecer, e isso torna o efeito mais prolongado. Esse procedimento estético pode ser utilizado tanto para rugas profundas quanto para minimizar linhas de expressão em diversas áreas do rosto, como dos olhos, da testa, em torno da boca e entre as sobrancelhas.
Como funciona o preenchimento facial?
O preenchimento facial é feito com ácido hialurônico, uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo. Ele tem ações estimulantes de colágeno e hidratantes. Apesar de estar presente no nosso organismo, com o passar dos anos, a sua concentração diminui. O procedimento serve como uma forma de reposição dessa substância.
O seu efeito consiste em ocupar os espaços entre as células, que são os causadores das linhas de expressões e rugas. Além disso, mantém a pele lisa e com aspecto de firmeza, pois o ácido hialurônico retém água.
A realização do preenchimento facial é bem rápida e pode ser feita em ambulatório, desde que seja realizada por um profissional capacitado. A aplicação é feita por uma agulha, e é modelado com a ponta dos dedos, para evitar assimetria ou que ele se espalhe para outras áreas.
A área costuma ficar inchada por, em média, 48 horas após a aplicação, mas isso é normal. Já os resultados são percebidos em poucos dias e totalmente aparentes em cerca de três semanas. O efeito pode durar até um ano, mas pode variar conforme as características do procedimento, como quantidade, área aplicada e, até mesmo, organismo do paciente.
Toxina botulínica ou preenchimento facial: quais são as diferenças?
Os dois tratamentos são totalmente diferentes. A toxina botulínica é uma substância, não uma técnica. Já o preenchimento facial é um procedimento que utiliza o ácido hialurônico.
Outra diferença está no efeito. Essa toxina paralisa a região e impede que o músculo se contraia e forme linhas de expressão, enquanto o preenchimento dá volume e firmeza à área tratada.
Normalmente, a toxina botulínica é indicada para pessoas que têm rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem com o movimento, como sorrir ou franzir a testa. Já o preenchimento com ácido hialurônico é mais utilizado em pacientes com rugas profundas e que precisam repor volume.
Quais são as principais contraindicações de cada um?
O ácido hialurônico, por ser um ativo natural do nosso organismo, é muito seguro e raramente terá alguma reação indesejada. Porém, em alguns casos, a sua aplicação não é indicada, como:
- pessoas com distúrbios de coagulação do sangue;
- pacientes com inflamações ou feridas na pele;
- pacientes com implante permanente na região a ser aplicada.
- neoplasias.
Já a toxina botulínica, merece um pouco mais de atenção, por não ser natural do nosso corpo. Mas é um procedimento seguro se aplicada por profissionais capacitados. As contraindicações de aplicação dessa substância são para:
- grávidas ou mulheres que estejam amamentando;
- portadores de doenças autoimunes;
- pessoas que tenham usado aspirina ou anti-inflamatório até quatro semanas antes do procedimento;
- problemas com a coagulação do sangue.
Além disso, é recomendado que esses procedimentos sejam aplicados em pacientes a partir dos 25 anos de idade. Já o intervalo entre uma aplicação e outra deve ser avaliado pelo profissional.
Quais são os riscos dos procedimentos inadequados?
Como, infelizmente, ainda há pessoas que não buscam por profissionais qualificados, o procedimento pode causar problemas irreversíveis, como:
- infecções;
- necrose;
- sudorese excessiva;
- hematomas;
- efeitos indesejados.
- perfuração de vasos sanguíneos;
- dores constantes.
- sangramentos locais.
Os profissionais que podem fazer esses dois tipos de procedimentos são os biomédicos, dentistas, médicos que tenham qualificação para aplicar a toxina botulínica ou o preenchimento facial.